As pequenas livrarias são parte fulcral do nosso tecido cultural: e com o surto de COVID-19, o setor está a sofrer como nunca antes. Se estás a pensar em comprar um livro para ler esta quarentena, considera a compra a uma pequena livraria/livreiro independente: a ReLI, a nova plataforma de livrarias independentes, veio ajudar a unir livreiros e leitores em tempo de distanciamento.
A ReLI – Rede de Livrarias Independentes é «uma associação livre de apoio mútuo composta por livrarias de todo o território português sem ligação a redes e cadeias dos grandes grupos editoriais e livreiros». A sua plataforma foi lançada esta quinta-feira, dia 2 de abril, e junta já dezenas de livrarias.
A ReLI surge como resposta à crise que o setor enfrenta devido ao surto mundial de COVID-19. No seu site, os livreiros associados remetem uma carta aberta aos órgãos de soberania, em que apresentam as dificuldades que as livrarias independentes enfrentam, e sublinham que as medidas propostas ao comércio e às lojas físicas que quisessem continuar a sua atividade – a “venda ao postigo” ou “venda à porta” – não se adequam ao cariz de uma livraria.
Propõem ainda ao Ministério da Cultura uma série de medidas emergenciais para fazer frente às dificuldades.

A Rede está também a compilar um diretório de livrarias independentes de Norte a Sul do país – com as suas moradas, redes sociais e dados de contacto – dando assim a possibilidade aos leitores de as conhecerem e as considerarem enquanto alternativa para comprar livros.
O mercado cultural, artístico e editorial não está alheio aos problemas causados pela pandemia mundial de COVID-19: a venda de livros caiu 65,8% em março, e a proposta da Associação Portuguesa de Editores ao governo de subsidiar as livrarias não obteve resposta.
A RELI conta ainda com a iniciativa “Fique em casa, mas não fique sem livros”, que oferece os portes de envio aos leitores que decidirem comprar livros nas livrarias da Rede.
Se estás em casa, apetece-te um livro para ler e queres apoiar as livrarias independentes, não procures mais: visita já o diretório da ReLI!
Fotografia de Capa: craigfinlay on Visualhunt.com / CC BY