O It’s Alive! é uma iniciativa da Editora Imaginauta que já decorre desde 2017. A sua primeira edição decorreu em parceria com o MOTELX, e juntou escritores, entusiastas e curiosos numa maratona de escrita criativa de terror.
O evento é inspirado no “Ano sem Verão” de 1816 na Villa Diodati, que reuniu Lord Byron, Percy Shelley, John Polidori e Mary Shelley numas férias chuvosas numa casa do lago na Suíça: como o tempo de tormenta não lhes permitia sair de casa, Lord Byron propôs ao grupo escreverem histórias de terror. Assim, a jovem de 16 anos Mary Shelley escreveu “Frankeinstein, ou o Prometeu Moderno”, criando assim o género de ficção científica; John Polidori escreveu “Um Fragmento”, uma das primeiras histórias de vampiros tal como hoje os imaginamos; e Lord Byron escreveu o poema “Darkness” sobre o fim da humanidade.
Ao longo dos anos, o evento já se realizou no Cinema São Jorge e no Palácio de Mitra. Em 2020, o It’s Alive! volta – mas à semelhança do Ano sem Verão na Villa Diodati, os nossos escritores não podem sair de casa.
Assim, este ano, o It’s Alive realiza-se online, às 18h de dia 4 de abril de 2020. O mote? Escrever uma história do início ao fim, de uma só assentada. Desafia-nos a Imaginauta: “Escrevam uma história negra, sabendo que estarão a comunhar com outros tantos escritores num momento de criação contra a escuridão que se aproxima.“

Interessado? Vai ao site da Imaginauta para mais informações e inscrições.
E boa escrita!
Facebook • Instagram • Histórias do It’s Alive 2017 • Edições Anteriores